Dia de viver a Rainha do Mar
02.02.2025. Dia de viver a Rainha do Mar. Itacaré, Bahia. Escrito de reminiscências por Amanda Maia.
Mestra Lainha, representante territorial de Cultura, inspirando com seus saberes populares o mover artístico de quem está aprendendo o riscado, nos incitou certa vez, trazendo à tona uma imagem que jamais saiu da memória.
A Efervescência Cultural do Sul da Bahia.
Essa imagem-semente que emerge de quem é e faz cultura, que borbulha dos atos de quem torna viva a pulsão de um tempo-lugar que vai marcar Tempo, que resiste, persiste, rasga violências cotidianas, abre fendas pra mantém forte, intensa e viva a resistência e o encantamento de cosmogonias afrodiaspóricas imantadas nas águas dessa terra, é algo para o que empenhamos nosso olhar desde então, pra treinar, pra apurar leitura de mundo.
Foi assim que esse ano, encontramos a Mãe das Mães no mar de gentes na rua ouvindo tambores brilharem ao entardecer com cheiro de rio chegando no Sal, em uma cidade-destino que adoramos visitar.
Voltamos borbulhando depois do mergulho pra dentro e pra fora, vibrando no suor e na esperança vestida de azul, branco, rosa, amarelo, leite de pérolas, cantos perfumados, pele solar, espelhos enfeitiçados, vontade de entregar coração. Somos peixes, crias, devoção.
É tanto.
Agradecer. Pulsar. Apurar.
Deixe um comentário